Amor vs Ódio

  Não há como calcular o tempo exato, porém a sociedade em que vivemos por muitos anos vem deturpando o entendimento do que é o amor e também o ódio.

  Se nós podemos chegar a amar é por intermédio de Deus, que nos amou primeiro (1 João 4:19). O amor faz parte da essência de Deus, pois Ele é amor (1 João 4:8), assim da mesma forma que o Senhor Deus é eterno (Gênesis) o amor também é (1 Coríntios 13:8 - NTLH). 

E como saber no meio de uma sociedade que tão pouco conhece do que é amor, qual é o verdadeiro amor?

  Devemos ser guiados e adotar em nossas vidas o que a palavra de Deus nos relata sobre amor. No amor que é totalmente verdadeiro não há medo, porque o medo nos diz que existe castigo (1 João 4:18 - NTLH). Acredito que todo mundo já ouviu aquela tipica frase: "eu faço isso ou aquilo porque tenho medo de te perder", ou seja, pessoas que dizem esse tipo de coisa não tem o amor totalmente verdadeiro, assim nos relata a palavra.
  Em 1 Coríntios 13:4-7 (NTLH) diz:

"Quem ama é paciente e bondoso.
Quem ama não é ciumento,
nem orgulhoso, nem vaidoso.
Quem ama não é grosseiro nem egoísta;
não fica irritado, nem guarda mágoas.
Quem ama não fica alegre quando alguém
faz uma coisa errada,
mas se alegra quando alguém
faz o que é certo.
Quem ama nunca desiste,
porém suporta tudo com fé, esperança
e paciência." 

  Creio que a palavra de Deus é clara, se o seu "amor" não é compatível com o texto citado acima esse "amor" que você sente é falso e não vem de Deus.
  Você deve estar zangado ou surpreso(a) e deve se perguntar - "se não amo, o que sinto?"
  
  A bíblia nos relata que a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que uma espada de dois gumes (Hebreus 4:12 - ACF). O que seria uma espada de dois gumes? Uma espada que corta dos dois lados, ou seja, que da mesma forma que existe a salvação de um lado, por outro a condenação. Por exemplo, a bíblia diz que amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos (1 João 5:3 - NTLH), sendo assim ela afirma que quem não obedece aos mandamentos do Senhor o odeia, pois o ódio é o oposto do amor. Assim como o amor, o ódio também é eterno. 
  
  Algumas vezes lendo a bíblia ficamos intrigados quando Deus diz que odeia uma nação por suas praticas más. E por muitas vezes nos perguntamos como Deus pode odiar. Sim! Ele pode odiar, pois esta escrito na palavra (Provérbios 12:22, 6:16-19; Salmos 5:4-6; entre outros). Mas o que seria o ódio então? Quando Deus se refere assim a uma nação ou pessoas é devido as suas ações de iniquidade. Ele quer dizer que a repugnância, o nojo, a antipatia, o desgosto, o horror, a aversão que Deus sente em relação a estas praticas não tem fim, que é eterno, irreversível, que Ele não irá mudar de opinião e achar aquilo correto - NUNCA! - pois Deus é Santo, o que é puro não se mistura com o que é impuro.
  Quero deixar claro que o paragrafo anterior se refere as más ações aos olhos de Deus, pois sabemos que através do sacrifício de Cristo Jesus na cruz do calvário, podemos ser perdoados se nos humilharmos, nos arrependermos e deixarmos de praticar tais ações (Efésios 1:7). 
  Então podemos dizer que 1 Coríntios 13:4-7 (NTLH) quer dizer o seguinte:

"Quem odeia não é paciente e não é bondoso.
Quem odeia é ciumento,
orgulhoso, vaidoso.
Quem odeia é grosseiro e egoísta;
fica irritado, guarda mágoas.
Quem odeia fica alegre quando alguém
faz uma coisa errada,
mas se entristece quando alguém
faz o que é certo. 
Quem odeia sempre desiste,
pois não suporta tudo com fé, esperança
e paciência."   

  O amor e o ódio são opostos, porém eternos, e por muitas vezes os atribuímos a coisas tão banais, como "amo lasanha", "odeio bife de figado" e por ai vai, também os banalizamos quando os atribuímos para pessoas que não temos certeza sobre o que sentimos.
  Hoje em dia ouvimos e falamos "eu te amo", "eu te odeio" com tanta facilidade e muitas vezes para qualquer pessoa, como se fosse a coisa mais simples do mundo.
  Na palavra de Deus está escrito que daremos conta de tudo o que falarmos em vida no grande dia do Senhor (Mateus 12:36-37 - NTLH).
  Precisamos tomar cuidado com o que dizemos. E se você percebeu que no seu coração não há o amor totalmente verdadeiro, ore e peça ao Senhor Deus perdão por ter alimentado um amor falso, peça também para que Ele venha colocar o amor verdadeiro em seu coração. Amém!!

"Portanto, agora exite estas três coisa
a fé, a esperança e o amor.
Porém a maior delas é o amor."
(1 Coríntios 13:13 - NTLH)


* Para quem quiser saber:   
NTLH > Nova Tradução da Linguagem de Hoje
 ACF > Almeida Corrigida Fiel 
São bíblias traduzidas com linguísticas diferentes que vende aqui no Brasil, porém elas trazem a mesma mensagem.

Comentários